Cardeal da Silva: Acesso à água potável nas zonas rurais cresce 50% no primeiro trimestre de 2021

Publicado em Categorias: Notícias

A possibilidade de voltar a realizar atividades simples como cozinhar, beber e cuidar dos afazeres domésticos ficou mais fácil para cerca de 160 famílias se tornou real com o crescimento de 50% da cobertura de acesso à água potável na zona rural do município de Cardeal da Silva, a cerca de 140 quilômetros de Salvador, neste primeiro trimestre de 2021.

De acordo com a Secretaria de Agricultura, em média por mês 750 mil litros de água abastecem os moradores da região rural da cidade, um quantitativo expressivo utilizando como base o índice estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) que são 110 litros por dia.

Além do fornecimento do insumo através de caixas d’água com capacidade de 500 litros cada, outras estratégias vêm sendo implementadas como poços artesanais com materiais de bombas e encanação.

Para o gestor da cidade, Branco Sales (PP), a intensificação em atender essa demanda foi uma prioridade, já que é um recurso básico para garantir a sobrevivência humana. “A agricultura é carro chefe na economia da cidade e de muitas famílias da zona rural, logo, era mais do que necessário viabilizar esforços para ampliar o alcance da água para este povo, com isso, a cidade só tem a ganhar na projeção da economia e de desenvolvimento humano”, disse.