Municípios: Cardeal da Silva será pioneira em disponibilizar Wi-Fi gratuito em praça pública

Publicado em Categorias: Notícias

Município é alvo do projeto Conecta Bahia do Governo do Estado

A partir do segundo semestre de 2021, o acesso à internet Wi-fi gratuita passará a ser realidade para os moradores e visitantes do município de Cardeal da Silva, no litoral Norte da Bahia. A cidade com quase 10 mil habitantes foi incluída como pioneira para a implantação do projeto Conecta Bahia, do Governo do Estado, que visa disponibilizar o serviço gratuito e de alta qualidade em praças públicas de diversos municípios baianos. Segundo a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), 54 cidades serão beneficiadas na primeira etapa da estratégia até o ano de 2022.

De acordo com a Secti, cada ponto de Wi-fi vai permitir que até 250 pessoas possam utilizar a rede simultaneamente. A previsão é de que o serviço seja instalado nova praça José Osete, próximo à feira livre do município que atrai diversos comerciantes e visitantes, melhorado também a relação de consumo entre as partes com a modernização de formas de pagamento, por exemplo, através de maquinetas.

O prefeito Branco Sales (PP) afirma que todas as exigências do projeto estão sendo cumpridas para agilizar a implantação do serviço. “Fico muito feliz por Cardeal ser pioneira nesse projeto do governo baiano, um importante passo na democratização e popularização da internet na nossa cidade que possibilitará ao cidadão, além de entretenimento o acesso rápido a uma variedade de serviços estaduais como o SAC Digital”, comemorou o alcaide.

O prefeito destacou ainda a importância do acesso à internet durante a pandemia do novo coronavírus. “Os impactos causados pelo distanciamento social foram minimizados uma vez que muitas pessoas puderam interagir com seus familiares e amigos através das redes sociais. Além disso, a internet foi de fundamental importância para continuidade de muitas atividades da prefeitura por home-office e até mesmo escolares. Porém, infelizmente, muitos dos nossos alunos e profissionais têm dificuldade de acesso à rede digital. Por isso sua ampliação no nosso município só irá nos trazar benefícios, qualificação e crescimento”, destacou Branco Sales acrescentando ainda que a internet tem sido uma importante ferramenta para divulgação de informações sobre a pandemia, formas de proteção, número de casos, combate a fake news e divulgação de experiências exitosas no enfrentamento do novo coroanvírus.

Relação do acesso à internet na Bahia

Última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou em 2020 que, na Bahia, 6 em cada 10 pessoas com idade igual ou superior a 10 anos (57,7%) utilizaram a rede de internet exclusivamente por telefone móvel. Isso representa um total de 4,8 milhões de baianos. O índice coloca o estado baiano acima do que a calculada no Brasil como um todo, já que 4 em cada 10 pessoas que utilizaram a Internet no país (43,2% ou 58,7 milhões, em números absolutos) fizeram isso apenas pelo celular. Conversar por chamadas de voz ou vídeo e assistir a vídeos, inclusive programas, séries e filmes, foram as finalidades de uso da Internet que mais cresceram na Bahia, entre 2017 e 2018. No quesito computador, a Bahia tem o 4º menor acesso à internet por computador. A cada 10 domicílio, apenas 3, no estado, possuem acesso a uma máquina.